segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O Todo Poderoso Iogurte

Os benefícios desse alimento parecem não ter fim. Recentemente, pesquisadores japoneses descobriram que na versão natural e sem açúcar, o iogurte elimina o mau hálito.

O estudo apresentado no Simpósio da Associação Internacional para Pesquisa Dental, mostrou que as bactérias lactobacillus bulgaricus e streptococcus thermiphilus combatem as bactérias produtoras de enxofre, que causam o mau cheiro.

Mas, você também precisa fazer a sua parte: escovar os dentes. ´O iogurte é fonte de proteína e, por isso, os vestígios que ficam na boca viram um banquete para as bactérias sobreviventes´ diz Diana Rocha, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas dos Odores da Boca. Aí, adeus ao hálito puro!




Iogurte: poderoso alimento

Proteínas, vitaminas, minerais, fósforo e cálcio – muito cálcio. Tudo isso dentro do potinho, para comer de colherada e no sabor que você quiser: do tradicional morango, passando por baunilha, mamão e nozes.
Iogurte: poderoso alimentoEsse é o iogurte, um leite fermentado produzido a partir da adição de lactobacilos, tipo de bacteria benéfica.
Esses microorganismos utilizam o açúcar do leite (lactose) para produzir energia e se proliferar e eliminam ácido láctico, substância que aumenta a acidez da flora intestinal e inibe a proliferação das bactérias nocivas. Os lactobacilos são resistentes ao ácido gástrico e à bile e, por isso, chegam ao intestino. Acredita-se que o alimento começou a ser consumido há mais de 3 mil anos pelos povos nômades, que utilizavam conhecimentos milenares para conservar alimentos perecíveis.
De sabor levemente azedo, o iogurte caiu no gosto de boa parcela dos consumidores quando passou a ser aromatizado. "A adição de frutas aumenta de maneira eficaz a aceitação do produto, pois nem todos os consumidores preferem o iogurte na sua forma natural", conta Julieta Regina Moraes, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

Benefícios a cada colherada

O iogurte é um excelente alimento para todas as fases da vida. Protege contra o desgaste dos ossos, garante o bom funcionamento do intestino e geralmente tem baixo teor ou é isento de gordura. "Como faz parte do grupo de lácteos, seu consumo diário não deve ultrapassar três porções, somando a outros alimentos como leite e queijos", explica Elaine Cristina de Oliveira, nutricionista do HIAE.
Confira os nutrientes encontrados nessa iguaria.
  • Proteínas: necessárias na construção, reparação e renovação dos tecidos do organismo. Participam da produção de anticorpos, hormônios e enzimas.
  • Cálcio: mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas, além de participar das contrações musculares.
  • Vitamina A: restauração e construção de novos tecidos. É fundamental na saúde da visão e da pele, auxilia no tratamento de acne e da queda de cabelo.
  • Vitaminas do complexo B: participam do metabolismo de proteínas, lipídios e carboidratos. Têm papel importante na produção de energia, na oxidação das células, na produção de neurotransmissores e nas funções neurológicas normais.

Probióticos: amigos do intestino

Outro benefício do iogurte é a grande quantidade de probióticos, que contém lactobacillus e bifidobacterias. Esses microorganismos estão presentes, ainda, nos leites fermentados, sobremesas lácteas, sorvetes e diversos tipos de queijo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os probióticos têm efeitos benéficos à saúde.
Como faz parte do grupo de lácteos, seu consumo diário não deve ultrapassar três porções, somando a outros alimentos como leite e queijos
Diversos estudos científicos sugerem que os probióticos desempenham papel importante na saúde do intestino. Um dos quais, realizado pela Dra. Rosemary L. Walzem, professora de nutrição da Universidade do Texas, afirma que o consumo da substância proporciona maior resistência a doenças infecciosas, principalmente as do intestino e menor duração de casos de diarreia.
"Também têm efeito anti-inflamatório e de controle da função intestinal", explica Julieta. Mas a nutricionista adverte: a ingestão não é cumulativa. Portanto, os efeitos dos probióticos não aumentam com um maior consumo de alimentos com a substância.

Mais saúde e sabor

De duas décadas para cá a produção de iogurtes no Brasil cresceu significativamente. São em média 400 mil toneladas por ano: 76% do total de produtos lácteos produzidos no país. A versão light está entre as preferidas. Na gôndola do supermercado há diversos tipos e sabores.
Conheça os vários tipos de iogurte e decida qual é o melhor para você.
  • Natural: resultado da fermentação do leite, não tem adições além das culturas microbianas e dos ingredientes previstos na embalagem.
  • Com aromas, polpas ou pedaços de frutas: é incrementado com frutas das mais diversas formas: frescas, congeladas, em conservadas ou em compota, além de mel, café, cacau e especiarias. Alguns iogurtes também recebem adição de sementes ou parte de sementes, como as do maracujá.
  • Para beber: depois de coagulado, fica menos consistente.
  • Light: tem 25% de redução em algum de seus componentes, contribuindo para diminuir o valor calórico total.
  • Diet: sua composição apresenta restrição total de açúcares ou de outros componentes.
  • Desnatado: considerado iogurte magro, tem teor reduzido de lipídios.

Cuidados ao comprar

  • Verifique se há sinais de alteração na embalagem, sejam modificações físicas, químicas ou de cheiro do produto. Isso pode indicar deterioração
  • Coloque por último no carrinho não só os iogurtes, mas todos os produtos refrigerados
  • Ao chegar em casa, os iogurtes devem ser os primeiros a ir para a geladeira.

Em primeiro lugar, vamos fazer as apresentações formais! Para quem não sabe, o soro de iogurte é exatamente a mesma coisa que muitos conhecem pelo nome em inglês: whey protein. Sim, o talwhey protein que os “ratos de academia” adoram, nada mais é do que soro de iogurte (algumas pessoas o denominam soro de leite fermentado, que dá no mesmo) processado de alguma forma que o transforme em pó. Mas veja bem, eu disse PROCESSADO, o que na minha opinião é sempre uma preocupação, porque processos industriais em geral destroem muito ou tudo o que um alimento tem de bom…

O soro de iogurte é um líquido precioso e vem sendo usado na alimentação tradicional por séculos. Na Islandia o soro de iogurte é largamente usado na conservação de alimentos, e na Grécia o soro de iogurte é conhecido como “água da cura”. Até pouco tempo atrás alguns SPAs na Europa recomendavam o uso do soro de iogurte para o tratamento de diversos males, como por exemplo gota, anemia, artrite e até tuberculose.
O soro de iogurte caseiro é uma excelente fonte de minerais, aminoácidos essenciais elactobacilos. Um estudo de 2000, da Arkansas Children’s Nutrition Center concluiu que o soro de iogurte pode inclusive auxiliar na cura do câncer.
Segundo os mais antigos, uma colher de sopa de soro de iogurte num pequeno copo de água após as refeições ajuda na digestão. É um bom remédio para manter os músculos sempre renovados. Para mulheres que sofrem de candidíase, um “banho de bacia” com água morna e um punhado de soro de iogurte, pode ajudar a aliviar o problema. Uma estudiosa da alimentação tradicional que conheci há alguns anos num congresso que fui nos Estados Unidos, contou que pingava gostas de soro de iogurte no nariz dos filhos gripados – ela contou que sempre foi o melhor remédio para vias congestionadas!!

É isso ai pessoal  espero que gostem do assunto de iogurte e aproveitem e façam bom use deste precioso.
        fontes :  MILK NET , ALBERT EINSTEIN e PAT FELDMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário